
FALA GALERA! É com muito orgulho que lhes apresentamos o novo Chat do youPIX. Ele nasceu e foi feito do jeito mais colaborativo possível. No grupo do youPIX Festival, a galera começou usar o chat do Facebook para conversar sobre todos os assunto imagináveis, alguns deles bem interessantes. Então foi ai que eles tiveram a ideia de marcar bate-papos sérios sobre temas wébicos e mostrar pra todo mundo o que eles, como leitores desse site lindo, pensam sobre essas questões. Essa é a versão Beta do primeiro chat, se vocês curtirem nós continuaremos sempre abertos :-)
O primeiro debate foi sobre o SOPA e o PIPA, sobre os quais você pode saber tudo aqui. Quem participou do bate-papo foram: Rodrigo Bolsoni, Marcelo Soares, Tati Aline, Misael Carvalho e a Marcela Latancia. O resultado ficou assim:

Marcelo: Eu entendo o pessoal da indústria do entretenimento apoiar a lei. Afinal, eles perdem milhões por causa da pirataria.
Rodrigo: Mas o que é certo é: pirataria é crime. Aliás, a pirataria só é justificada aqui no Brasil, onde se paga uma FORTUNA em qualquer produto, forçando a maioria de nós a apelar ao mercado. No caso de EUA, Europa e afins, lá é tudo tão barato que chega a ser ridículo apelar para a pirataria, ainda mais na internet.
Marcelo: Bom, mas voltando ao assunto da lei, não é culpa do Facebook e do twitter se eu posto conteúdo pirata, isso é a mesma coisa que dizer que se eu correr pelado na paulista é culpa da Avenida.

Rodrigo: Sim. Mas, se coloca no lugar das indústrias de entretenimento. Você se esforça pra fazer um bom trabalho e depois tem que ver ele sendo indevidamente divulgado por aí.
Marcelo: Acho que a lei vai contra o sentido da internet que é compartilhamento e liberdade de expressão.
Tati: Minha opinião é: tanto a SOPA e o PIPA são uma extensão da Lei Patriota - pode parecer muito teoria da conspiração – mas é uma forma de os EUA terem o controle do que está sendo dito e feito na internet, que até agora tem sido o meio de comunicação mais livre. E eu acredito que muitas das manifestações, críticas e outras formas de se expressar acabarão sendo censuradas.
Rodrigo: O temor é que os EUA façam com o resto do mundo o que a Coréia do Norte faz com a KCNA: só passa aquilo que o governo quer. É uma faca de dois gumes:a informação será claramente controlada, mas também será melhor filtrada.
Misael: Eles querem controlar tudo, já fazem isso com a grande mídia. Agora querem fazer com a “mídia livre” nossa tão querida internet!
Rodrigo: Informação totalmente livre = perda da qualidade nos produtos
Misael: Nem sempre. Temos muitos cantores (Emicida, Criolo e etc) que estão lançando álbuns ótimos de forma gratuita para download. O correto é: além de reduzir os preços, as empresas deveriam se reunir e pensar em uma forma de combater a pirataria sem prejudicar ninguém.

Marcela: Só uma observação: quando nos referimos à música e os direitos autorais, é importante lembrar que os artistas ganham MUITO pouco. Quem fica com o lucro mesmo são as gravadoras. Os músicos lucram muito mais com a disseminação dos seus trabalhos. E é claro que se isso aí for aprovado nos EUA vai ter um baque gigante aqui no Brasil. Dêem uma lida nisso.
Misael: Mesmo que seja aprovado, não há nada mais fácil de burlar do que o bloqueio de DNS que usarão. O projeto não passa de uma forma de controlar a massa, mais especificamente, “tentar” controlar, pois sempre existiram hackers e são eles que vão garantir nossa liberdade!
Marcelo: Como dizia no texto do youPIX: você não quebra a internet, só a torna mais forte!
Tati: A lei mostra uma face hipócrita do governo americano que pretende limitar a forma que a internet é usada. Uma vez que essa lei for aprovada lá, vai afetar TODOS os usuários. Funciona mais uma forma de censura do que uma solução pra direitos autorais.
Rodrigo: Digo que as corporações têm o direito sim de reivindicar o que é seu por direito e que a pirataria tem tirado delas isso. SOPA não é a melhor solução para isso, mas é uma alternativa.
E ai, curtiram a ideia e o chat? :-) Quem quiser participar do próximo é só esperar, marcaremos tema, hora e data e é só chegar!
.quem escreveu
- KALUAN BERNARDO @kaluan_ Eu era rico e famoso.... até conhecer a internet veja + posts do autor




É super legal essa ideia de debatermos a respeito de temas tão importantes sobre a Internet. Muita gente que usa, não sabe os riscos que temos corrido com SOPA e PIPA, e muitas outras formas de censura (como ao jornal Estadão, por exemplo).
Mas, independente do tanto de “proteção contra pirataria” que queiram fazer, sempre haverá alguém mais esperto para burlar os sistemas, não é? Acredito que não haja um meio 100% eficaz de garantir a proteção dos dados, ainda mais tendo em vista como a tecnologia cresce todo dia.
Bacana, além de ser um tema polêmico, pode alterar o comportamento e rotina de toda uma geração. Obviamente isso não está nas mãos de pessoas certas para julgar o que pode e o que não pode ser pirataria. Será que há como distinguir isso?
Maneiro! Curti mesmo fazer parte da galera do debate. Não vejo a hora do segundo debate!