AS ORIGENS DO TROLL

por GIOVANA PENATTI | 2 agosto 2011

Assim como muitos outros termos da internet, o troll agora faz parte do nosso dia a dia offline também. Um troll é um cara ~zuão~, que vive pra tirar um sarro de todo mundo. Virou até verbo: trollar. E todo mundo já trollou ou foi trollado!
Mas nem sempre o termo foi usado com esse sentido – e não faz muito tempo que ele “popularizou”. Até cerca de um ano atrás, mais ou menos, o troll era simplesmente quem discordava de algo em fóruns pela web afora e comentava com argumentos fracos e repetitivos. Ou seja, era aquele comentarista que cansava, irritava!
O cara que ofendia o fórum e distribuía xingamentos gratuitos por aí era, na verdade, o flammer, a versão agressiva do troll.

Foi com a trollface (também conhecido como coolface) que troll e flammer viraram uma coisa só e o termo se difundiu por aí.

Aliás, pausa pra falar da origem da trollface/coolface: ela saiu de uma tirinha em que o cara era parado pelo policial e ~colocava sua coolface~ pra se livrar. No quadrinho, ele fala “problem, officer?” e é daí que vem o “problem?” que sempre acompanha o desenho.

Hoje, uma trollada pode ser de tudo: piada, tiração de sarro, pegadinha, xingamento, perseguição, encheção de saco. A intenção disso é simplesmente se divertir com a reação do trollado. Quanto mais ele se importa, mais divertido fica, e é daí que vem a expressão don’t feed the trolls (não alimente os trolls). Se você parar de responder às provocações, eles param de provocar. Teoricamente.

Lá no fórum do UOL Jogos rolou a maior discussão sobre o assunto e tem mais informações pra quem quiser se ~aprofundar~ e discutir sobre :)

(obrigada Marcos Freitas pela dica e colaboração!)

Comments (4)

  1. Desculpem, mas eu não concordo que a Coolface e a Trollface devam ser tratadas da mesma maneira, pois seus usos são diferentes

  2. [...] DICAS DE… COMO SER UM BOM TROLL (workshop) Em um ambiente onde a livre expressão impera, o troll é o novo preto. Trollar está na moda, todo mundo já trollou ou foi trollado, tanto que ”trollar” [...]

  3. Mêses atrás esse tal de "whynne" foi atrás dos direitos autorais do trollface no reddit, não sabem se era ele de verdade ou não. -q

  4. Troll é um termo que ta faz tempo na internet e tá longe de ser novidade, flammer e troll não é uma coisa só.

    E a origem é essa: http://whynne.deviantart.com/art/Comic-Trolls-983…

    E "trollagem" ser qualquer coisa é, como diria alguns: Orkutização da palavra trollagem.




Mostrar junto aos seus comentários.



Não mostrado publicamente.



Se você tem um website, linke para ele aqui.