A Arte da Construção Narrativa no Planejamento Estratégico
Como executivo de marketing, você entende que no universo do planejamento estratégico existe um conceito crucial: cada apresentação, cada proposta é fundamentalmente uma construção narrativa. Assim como um autor tece uma história envolvente, profissionais de marketing têm a tarefa de criar uma narrativa estratégica que cativa, informa e guia o cliente em direção ao sucesso. Isso não poderia ser diferente no nosso universo, considerando que a base da influência é o conteúdo.
Sep 15
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YOUPIX
Contextualizando o público-alvo e o segmento
A base de um bom planejamento estratégico de influência é estabelecida ao mergulhar nos contextos do público-alvo e do segmento. Negligenciar essas narrativas, priorizando o diálogo que a marca quer impor, pode (e provavelmente vai) resultar em estratégias fracas e insuficientes.
Não é sobre o que a marca quer falar! Na publicidade você paga para interromper a conversa, no marketing de influência você paga para fazer parte dela. E quem fala com todo mundo, não fala com ninguém!
O que são essas conversas?
Literalmente os assuntos sobre os quais o seu público fala. Pras marcas, essa conversa é o conteúdo, é responder o que se pergunta, não apenas falar o que se tem vontade.
O conteúdo é always on e não está relacionado diretamente aos esforços e conceitos de campanha anuais ou sazonais, ele anda em paralelo à essa estratégia, suportando seus conceitos, mas criando narrativas perenes e em formatos que gerem conexão real.
Como podemos mapear essas conversas?
Recorrendo a ferramentas como o Social Listening, que monitora discussões nas redes sociais, ou à Desk Research, uma pesquisa que aborda comportamentos digitais e tendências no Google Trends. A observação de perfis semelhantes ao do público-alvo também é valiosa, pois fornece pistas sobre o que procurar e como interagir com influenciadores. Identificar vozes cruciais que debatem e amplificam conversas emergentes também é um bom caminho.
Você tem os territórios da marca bem definidos? Já parou para mapear como eles se traduzem no universo digital e na produção de conteúdo orgânico? Influência é para além da conversa funcional, publicitária e extrativista. É sobre entender os universos de conversa que se conectam com a marca e, a partir deles, se relacionar com um creator e sua comunidade.
O papel das redes sociais como observatório social
As redes sociais se tornam pra gente um vasto observatório social. A internet é um universo inesgotável de material que pode ser estudado em relação ao público-alvo. Olhando pra pessoas semelhantes a quem você deseja analisar, é possível compreender quem elas são, quem seguem, o que discutem e postam.
É nesse mar de conteúdos que já existem (com ou sem a sua marca) que você vai encontrar as bases para definir um insight estratégico. Esse insight não é uma epifania repentina, mas uma reflexão que é estimulada pelo entendimento profundo do contexto.
Conteúdo é commoddity
Todo mundo faz. Tem de monte. Tudo é efêmero demais. Existe pouca diferenciação. Está todo mundo vivendo uma gigantesca infoxicação. Ninguém aguenta mais. O que vai diferenciar o que sua marca produz, é entender as narrativas que existem sem ela.
O poder da narrativa estratégica
Uma narrativa estratégica é mais do que algumas postagens isoladas, tipo um post no feed e três stories. É ela que introduz a mensagem da marca no conteúdo do criador e no contexto da audiência. A evolução da presença online das marcas ao longo do tempo se dá pela mudança do conceito de mídia em massa e público-alvo demográfico, que não existem na internet.
Conectar influenciadores ao consumidor exige, então, o aproveitamento de todo o conhecimento adquirido sobre o público-alvo. Cada etapa das conversas deve mapeada, delineando como os influenciadores podem inserir a marca nas discussões.
Behavior Desk: descobrindo conversas relevantes
Aqui, na YOUPIX, a gente chama essa etapa da nossa consultoria de Behavior Desk. Se trata de uma das jornadas mais ricas nesse processo de desenvolvimento estratégico e a que promove as maiores mudanças de como a marca vai guiar o seu conteúdo dali em diante. Ele faz parte da etapa de descoberta e é quando a gente entende as conversas relevantes que ocorrem nos cenários interligados à sua marca. Pesquisas, estudos e imersões jornalísticas mostram pra gente as oportunidades que a empresa tem para construir conteúdo, comunidades, produtos e serviços.
Técnicas como o social listening, entrevistas e imersão nas redes sociais ajudam a gente a mapear as conversas do público-alvo relacionados ao universo da marca e aos territórios específicos nos quais ela quer se aventurar. Essa exploração do ambiente digital nos permite mapear oportunidades, tendências de comportamento e referências de conteúdo que fazem sentido para o público-alvo. A identificação das principais vozes e como a marca pode se inserir nesse diálogo também é crucial.
Guiando a conversa
Entender as questões cruciais em cada fase da jornada do público-alvo proporciona os insumos necessários para planejar como responder e quem pode trazer essa resposta junto à marca.
A arte da construção narrativa no planejamento estratégico é a chave para conquistar a atenção e a intenção do cliente. Nesse ambiente complexo, o conhecimento do público-alvo e o mapeamento das conversas relevantes são o que abrem caminho para insights estratégicos que, quando adicionados a uma narrativa envolvente, conduzem a marca ao sucesso.
Recentemente, liberamos pela primeira vez um estudo sobre narrativas de um segmento específico. Escolhemos a indústria da beleza, que consideramos pioneira na Creator Economy, para mapear conversas e narrativas. Clique aqui para baixar o material e entender como funciona o nosso processo.
SOBRE
Atuando há 18 anos no mercado de social e influência, a YOUPIX é hoje uma consultoria reconhecida como referência na criação de estratégias e desenvolvimento de negócios na Creator Economy. Através de business e learning solutions, a empresa presta consultoria pra empresas que precisam gerar negócios em um mundo onde a comunicação mudou de forma radical e marcas e publicidade encontram enormes desafios para serem relevantes. Entre os clientes da YOUPIX estão empresas como AB-Inbev, Itaú, Magalu, Nestlé, Globo, Latam, Pinterest e muitas outras.
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