Muito além da Forbes: 10 influenciadores que são empreendedores da Creator Economy e que você deveria seguir
Apr 29
/
Brenda Cruz
Iniciamos 2024 com o pé na porta e com edição (crítica) especial, pra você que se cansou da mesmice nas listas e rankings de criadores, da falta de representatividade (retrocesso que chama, né?) e quer encontrar criadores que realmente estejam fazendo a diferença. Afinal "A gente precisa dar voz para quem não está sendo ouvido", como bem citou a Rafa Lotto nesse vídeo lá no @instayoupix.
Na Creators To Watch de hoje, vamos apresentar 10 creators que desafiam o status quo e fogem dos estereótipos daquela polêmica lista da Forbes ou de qualquer lista que seja feita por aí, sem trazer um verdadeiro recorte da representatividade do nosso país (a Forbes não é a única, e problema está até além publicação. Entra lista e sai lista o problema é o mesmo).
Na Creators To Watch de hoje, vamos apresentar 10 creators que desafiam o status quo e fogem dos estereótipos daquela polêmica lista da Forbes ou de qualquer lista que seja feita por aí, sem trazer um verdadeiro recorte da representatividade do nosso país (a Forbes não é a única, e problema está até além publicação. Entra lista e sai lista o problema é o mesmo).
Nossa curadoria foi muito além daquela bolha de sempre, para apresentar talentos diversos, modelos de negócios diversificados e histórias inspiradoras que vão te fazer repensar quais os caminhos que estão levando o marketing de influência e a creator economy. Gente fazendo bom negócio e esperando e em busca daquela "injeção" de um investidor esse mercado tem, mas precisamos olhar além da bolha!
Mas antes de começarmos, vamos desconstruir muitas listas que você já viu por aí:
- Falta de representatividade: As listas são majoritariamente composta por homens brancos, ignorando a enorme diversidade de criadores talentosos que existem por aí;
- Critério questionável: O foco principal é o dinheiro, não o impacto social, a relevância cultural dos creators e a possibilidade de alavancar um novo modelo de negócio. Inovação não é quesito;
- Visão limitada: A lista privilegia modelos de negócios tradicionais, como publicidade, ignorando criadores que inovam com infoprodutos, licenciamentos, desenvolvimento de tecnologias e outras formas de monetização.
Chega de seguir fórmulas mágicas e buscar atalhos!
A verdadeira fórmula do sucesso está em construir uma comunidade engajada, diversificar seus modelos de monetização e se conectar com as marcas de forma autêntica.
Conheça 10 creators que estão quebrando as regras e abrindo novos caminhos:
Rosangela Silva
Fundadora/Curadora @negrarosa
Creator desde 2010 (quando esse termo sequer existia), Rosangela Silva criou o blog e Canal Negra Rosa para compartilhar com outras mulheres negras assuntos de beleza, como maquiagem e produtos para cabelos crespos crespos e cacheados. Administradora de formação, sagaz e atenta para a escassez de produtos e mercado naquele mesmo período, decidiu em 2016 transformar seu blog em negócio, e assim nasceu a Negra Rosa, uma das marcas pioneiras em maquiagem, skin care e produtos especializados nos cuidados com a pele e o cabelo de pessoas negras. A marca chamou tanta atenção no mercado que em 2022 a empresa de cosméticos Farmax a comprou, e já sinalizou que pretende fazer um investimento de R$100 milhões até 2027 para a criação de novos produtos para o portfólio. Mas Rosângela não abriu mão do seu toque no negócio: e ainda hoje, continua sendo a consultora e curadora por trás daquilo que criou!
Milena Nascimento
founder @mile.lab
Cria do Grajaú, extremo sul de São Paulo, Milena Nascimento é costureira, poeta, designer, creator e diretora executiva e criativa por trás do Mile Lab, marca colecionadora de grandes realizações, criada em 2017 que atua no universo Street Wear e tem como propósito pesquisar e registrar através da indumentária, a cultura, o intelecto, a realidade cotidiana das favelas e tudo que compõe a identidade negra periférica. Inspirada pelas suas avós costureiras, Maria e Arlene , Milena se apaixonou por moda aos 18 anos, e, aos 22, estreou no São Paulo Fashion Week, a maior semana de moda da América Latina, e em 2021, retornou às passarelas da SPFW em um desfile histórico. Em 2022, foi premiada como estilista do ano pela Glamour, e em 2023, no aniversário de 6 anos da marca, retomou seu devido lugar, as ruas do Grajaú em um grande evento fruto de uma parceria com o coletivo Vivência Lab.
Isabela Matte
Mãe de duas crianças, creator, escritora e empreendedora digital há mais de 12 anos, Isabela Matte é uma das referências em empreendedorismo digital no Brasil. Com formação em Mídias Sociais pela Belas Artes e pós em Filosofia pela PUC-RS, nos últimos anos vem dominando as redes e ensinando, de forma simples e objetiva, como as pessoas podem potencializar ainda mais seu posicionamento, desenvolvimento profissional e pessoal.
Preta Rara
Rapper, historiadora, escritora, ativista, apresentadora, creator e empreendedora, Preta Rara,trabalhou durante sete anos como doméstica e em 2016 lançou a página “Eu Empregada Doméstica” no Facebook, que virou livro e um TEDx tocante, e tornou-se uma das porta-vozes dessas trabalhadoras. Em 2017, idealizou e apresentou a websérie Nossa Voz Ecoa, entrevistando grandes personalidades como Criolo, Érica Malunguinho, Liniker entre outras. Resultado do sucesso da página que denuncia as relações desumanas do trabalho doméstico, em 2020 recebeu o convite pela Globo Play para apresentar o programa Talk Five no qual foi apresentadora da primeira temporada. A creator, que trocou São Paulo por Salvador, hoje, também dá vida a três negócios: a Pesadona Moda Fit, marca que nasceu do seu sonho de poder me vestir bem bonita e confortável para fazer exercícios, a Dona Gostosa Spa e Bronze, uma empresa de bronzeamento no sol azul, voltada para homens e mulheres e o Rara Loft, seu antigo lar, que hoje é um espaço de hospedagem no coração de São Paulo.
Gregory Azevedo
Atleta, creator e diretor fundador da content tech, Players, uma startup com foco em branded content e tecnologia, realizadora do Black h. office, Gregory Levi, tem o esporte de alto rendimento como background formador do princípio de máxima dedicação e resultados a partir da proporção de esforço. Hoje, através do desenvolvimento e movimento constante, o Black H. Office, que nasceu como um simples encontro para que pessoas pretas trabalhem juntas e colaborem entre si, tornou-se uma comunidade de profissionais pretos, que com conexão e colaboração, desenvolvem carreiras, negócios e redes com o intuito de potencializar o crescimento e o impacto mútuo, e que reúne mais de 900 participações, está presente em 2 estados, realizou 13 edições e ajudou no desenvolvimento de mais de 10 empreendimentos.
Karla Lopes
Jornalista, creator, CEO e diretora criativa da Lunnare, marca de aromaterapia que nasceu de uma reconexão ancestral de Karla com as ervas a partir dos ensinamentos de sua avó - que já faziam parte da sua vida desde a infância, Karla Lopes é um exemplo prático de como criadores de conteúdo têm transformado a influência em negócios de sucesso, não apenas pela consistência construída com a Lunnare, mas também por construir uma marca que tem no seu board de investidores a creator e empresária Bruna Tavares, além de investidora Simone Mancio, mostrando o potencial de extensão que a creator economy pode proporcionar.
Yasmin Stevam
Creator e empreendedora por trás do Brechó no Fundinho, Yasmin Stevam, começou seu negócio entre as ruas e sua própria casa. Após sair de um emprego puxado como atendente de telemarketing dentre outros bicos e motivada por uma amiga para criar o próprio brechó, a creator passou a garimpar peças e vendê-las para amigos e vizinhos em seu próprio quarto, mas foi após passar a postar, pousar e produzir conteúdos com as peças paras as redes sociais que o Brechó No Fundinho nasceu, e hoje, ocupa o centro da cidade de São Paulo.
Priscila Siqueira
fundadora @valepcd
Psicóloga, recifense, especialista em acessibilidade, equidade e inclusão, creator, fundadora e CEO do Vale PCD, ONG voltada para a inclusão de pessoas com deficiência que são LGBTQIA, além de co-fundadora da primeira Parada do Orgulho PCD no Brasil e fundadora da Vale Tude, a primeira festa pensada em acessibilidade com protagonismo PCD, Priscila Siqueira, busca incessantemente criar espaços mais inclusivos e representativos, através de seus negócios e atuação, com o comprometimento de criar mudanças significativas e duradouras, pautados no desejo de que a inclusão seja uma realidade tangível em todas as esferas da sociedade.
Bárbara Brito
partner @mequelab
Designer de soluções criativas, formada em Ciências da Comunicação pela University College of Dublin, creator, empreendedora, Bárbara Brito foi considerada como uma das 100 personas negras mais influentes da lusofonia, é head de Operações da Obvious, lidera a marca de roupas Diosa, em sociedade com a influenciadora Thamires Hauch e atua como Business Strategist e sócia no laboratório de comunicação MequeLab, junto a jornalista Luiza Brasil, além de participar de projetos especiais mundo afora, com forte foco na equidade de gênero e inclusão social, com interesse pessoal e abordagem de justiça racial e social passou a produzir conteúdos sobre carreira e comportamentos nas redes, lançando em abril sua primeira turma de mentoria voltada para pessoas negras.
Dayana Molina
founder @nalimo
Estilista, ativista, pesquisadora, diretora criativa e fundadora da NALIMO, uma marca ativista, vanguarda em representatividade indígena no Brasil, comprometida com o meio ambiente, feita e liderada 100% por mulheres, atuando em defesa da Amazônia, Dayane Molina foi a primeira mulher no Brasil, a falar sobre representatividade indígena na moda, criando o movimento #descolonizeamoda, inspirando mudanças estruturais no cenário brasileiro e idealizando o primeiro coletivo INDÍGENAS MODA BR junto da ativista indígena internacional, Zaya.
Essa lista é apenas um ponto de partida. Por isso, junte-se a nós na construção de uma creator economy mais diversa, criativa e impactante, explore creators de diferentes nichos e tamanhos de audiência. Priorize a relevância e valorize a criatividade, e compartilhe esta newsletter com seus amigos e colegas de trabalho!
Até a próxima!
Escrita e curadoria: Brenda Cruz
Apoio e revisão: Alessandra Miranda, Bruna Hasclepildes e Olivia Souza
*Sim, sequestramos a Bru do time de comms para a consultoria!!
SOBRE
Atuando há 18 anos no mercado de social e influência, a YOUPIX é hoje uma consultoria reconhecida como referência na criação de estratégias e desenvolvimento de negócios na Creator Economy. Através de business e learning solutions, a empresa presta consultoria pra empresas que precisam gerar negócios em um mundo onde a comunicação mudou de forma radical e marcas e publicidade encontram enormes desafios para serem relevantes. Entre os clientes da YOUPIX estão empresas como AB-Inbev, Itaú, Magalu, Nestlé, Globo, Latam, Pinterest e muitas outras.
Copyright © 2024
Inscreva-se na nossa newsletter agora!
Receba atualizações semanais sobre atualizações ao vivo, notícias e muito mais diretamente na sua caixa de correio.
Obrigado!