UGC - Conheça 10 perfis que estão fazendo a relação de marcas e consumidores brilhar nas redes sociais.
Aug 30
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Olivia Souza
Instagram, TikTok, X... Escolha sua rede social favorita, e você encontrará marcas e consumidores em uma proximidade nunca vista antes. Justamente porque o conteúdo criado pelo usuário já está sendo integrado às estratégias de campanhas publicitárias.
Quando o assunto é UGC (User Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário) não são necessárias grandes produções. E se esse termo ainda não é familiar pra você, aqui vai uma explicação rápida: UGC é qualquer conteúdo, como fotos, vídeos, textos e resenhas, criado pelos próprios consumidores sobre uma marca, sem envolvimento direto da empresa na produção desse material.
Imagine a cena: alguém, em casa, compartilha um vídeo mostrando um produto que usou e aprovou. Esse tipo de conteúdo sem retoques cria uma conexão quase instantânea com outras pessoas.
Imagine a cena: alguém, em casa, compartilha um vídeo mostrando um produto que usou e aprovou. Esse tipo de conteúdo sem retoques cria uma conexão quase instantânea com outras pessoas.
A verdade é que marcas de todos os tamanhos estão apostando cada vez mais nesse formato. E do outro lado, temos quem já transformou esse formato em negócio, vendendo esses conteúdos da sua experiência real, algumas vezes sem o incentivo de um link de afiliado ou uma comissão, para as marcas.
Se você ainda está na dúvida sobre como isso pode fazer sentido para uma marca, você pode se inspirar na parceria entre Unilever e TikTok, 100% focada em utilizar o máximo da potência de UGC e a força da audiência dos vídeos da comunidade para criar um hub chamado #CleanTok com o objetivo de engajar conteúdos com dicas de limpeza e recomendações de produtos.
A Coca-Cola foi uma das primeiras a adotar o UGC como estratégia, motivando os consumidores a dividirem registros de momentos especiais com produtos personalizados com seus nomes, assim como a Starbucks não foi diferente, entre diferentes ações como o Red Cup Contest e o White Cup Contest, premiando consumidores que compartilham conteúdos de seus copos nas redes sociais.
Num geral, o que essas iniciativas possuem em comum é a produção de conteúdo feita pelos usuários, sem depender de imagens produzidas profissionalmente, mostrando que o UGC pode ser integrado ao core business da empresa, não só mostrando as qualidades de um produto, mas também associando a marca com momentos reais.
Mas atenção! UGC não vai resolver toda a sua estratégia, ok? É sobre integrar de forma complementar onde fizer sentido, integrar na jornada da sua narrativa, como em reviews, prova social, aumento de conversão, engajamento, estratégia de SEO ou coleta de dados, e não como um caminho para baratear sua campanha, nem sucatear a profissão de ninguém.
Bateu a curiosidade pra entender melhor como isso funciona na prática? Como a gente sabe que mapear novos perfis que entregam uma boa curadoria de conteúdos não é tarefa fácil, dá uma olhadinha nesses 10 perfis que nós escolhemos pra fazer você mergulhar nesse universo:
Bateu a curiosidade pra entender melhor como isso funciona na prática? Como a gente sabe que mapear novos perfis que entregam uma boa curadoria de conteúdos não é tarefa fácil, dá uma olhadinha nesses 10 perfis que nós escolhemos pra fazer você mergulhar nesse universo:
Creators to Watch
Conheça 10 perfis que estão fazendo a relação de marcas e consumidores brilhar nas redes sociais!
Pedro Henrique
Pedro é o chef que te faz sentir em casa. Com receitas práticas e vídeos descontraídos, ele transforma a cozinha em um lugar de acolhimento e criatividade. Segui-lo é aprender novas receitas e descobrir que cozinhar pode ser um ato de amor. Prepare-se para sentir o cheiro do tempero e a diversão
no ar!
no ar!
Kamila Vogel
Quer entender melhor a essência de um produto? Nossa “booster” Kamila Vogel mostra pra você. Com vídeos autênticos e uma abordagem direta, ela te convence do que realmente vale a pena. Se você quer dicas honestas e insights valiosos, a Kamila será a sua guia no universo dos reviews. Seguir ela é garantir que sua próxima compra seja certeira!
Karoline Finkler
O que acontece quando a maternidade e o lifestyle se encontram? De forma leve e autêntica esse é o conteúdo da Karoline Finkler. Com dicas de cuidados com os filhos e reflexões sobre o dia a dia, equilibrando o papel de mãe e o de mulher moderna, seu perfil é uma verdadeira rede de apoio e inspiração.
Talita Felyx
Talita Felyx é a criadora que abraça a beleza natural e incentiva o autocuidado com conteúdo real e inspirador. Suas dicas de skincare, cabelo e beleza são pensadas para valorizar a autenticidade e a confiança de cada seguidor. Com a Talita, o bem-estar e a autoestima estão sempre em alta, lembrando que cuidar de si é essencial!
Karol Camargo
Karol Camargo é a mulher que inspira você a cuidar do corpo e da mente de forma acessível e empolgante. Seus treinos, dicas de bem-estar e mensagens de incentivo são pílulas de autocuidado, autoconhecimento e auto aceitação. A verdade é que a Karol, é a guia perfeita para quem quer transformar sua rotina, adotar hábitos saudáveis e viver melhor.
Rafaela Chagas
Rafaela Chagas é uma empreendedora que inspira mulheres a conquistarem seus sonhos. Com dicas valiosas de negócios e empoderamento feminino, ela motiva suas seguidoras a se destacarem no mercado de trabalho. Rafaela mostra que com coragem e dedicação, é possível alcançar o sucesso sem perder a essência. E o negócio em UGC deu tão certo, que ela virou CEO do @seuinfluencer, que conecta marcas aos UGCs.
Karine Satino
A Dona de Casa Moderna é aquela amiga que te ajuda a manter tudo em ordem, sem perder o charme. Com dicas práticas de organização e limpeza, Karine Satino - formada no Creators Boost - transforma as tarefas diárias em momentos leves e produtivos. Encontrar soluções simples para o dia a dia da casa nunca foi tão fácil depois de assistir um vídeo dela!
Ana Carolina
Ana Carolina é a mente criativa por trás de dicas de decoração que transformam qualquer ambiente. Com um estilo leve e acessível, ela mostra como dar aquele toque especial na sua casa sem complicação. Se você busca tornar o seu lar mais acolhedor e estiloso, as dicas da Ana Carolina são indispensáveis!
Camila Boni
Além de capturar a essência de cada lugar e transformar cada destino em uma experiência inesquecível, a Camila ainda compartilha dicas úteis, simples e que qualquer pessoa precisa para não passar perrengue numa viagem. Para quem busca inspiração ou apenas quer sonhar acordado, Camila é a companhia perfeita.
Stella Irineu
Para quem deseja viver de forma mais consciente, a Stella tem um jeito diferente de inspirar sobre veganismo e sustentabilidade. Com conteúdos que variam de receitas deliciosas a dicas práticas para um estilo de vida mais sustentável, ela prova que é possível cuidar de si e do planeta ao mesmo tempo. Seu conteúdo é um passo na direção de um futuro mais verde e saudável!
Essa lista é apenas um ponto de partida. Por isso, junte-se a nós na construção de uma creator economy mais diversa, criativa e impactante, explore creators de diferentes nichos e tamanhos de audiência. Você pode aprender a metodologia de mapeamento YOUPIX no nosso de Marketing de Influência, o IMP (Influence Marketing Program). Inscreva-se aqui para a lista de espera 2024.
Até a próxima!
Até a próxima!
Escrita e curadoria: Jeff Paixão e Alessandra Miranda
Apoio e revisão: Alessandra Miranda e Bruna Hasclepildes
SOBRE
Atuando há 18 anos no mercado de social e influência, a YOUPIX é hoje uma consultoria reconhecida como referência na criação de estratégias e desenvolvimento de negócios na Creator Economy. Através de business e learning solutions, a empresa presta consultoria pra empresas que precisam gerar negócios em um mundo onde a comunicação mudou de forma radical e marcas e publicidade encontram enormes desafios para serem relevantes. Entre os clientes da YOUPIX estão empresas como AB-Inbev, Itaú, Magalu, Nestlé, Globo, Latam, Pinterest e muitas outras.
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