Você confia em quem indica? O Impacto dos Influenciadores na Black Friday.
Oct 1
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Olivia Souza
Quer descobrir o que faz do marketing de influência o diferencial estratégico que sua campanha de Black Friday precisa? Então você está no lugar certo!
Em 2024 já não é mais novidade para ninguém que a Black Friday se tornou um dos eventos mais aguardados do ano. O que começou como um dia focado apenas em descontos no varejo online se expandiu também para os cenários físico e digital, gerando um aumento significativo no volume de vendas em praticamente todos os setores.
Em 2024 já não é mais novidade para ninguém que a Black Friday se tornou um dos eventos mais aguardados do ano. O que começou como um dia focado apenas em descontos no varejo online se expandiu também para os cenários físico e digital, gerando um aumento significativo no volume de vendas em praticamente todos os setores.
Mas, cá entre nós, será que hoje em dia só um bom desconto ainda é suficiente para fisgar o consumidor nessa época?
Em terra de “BLACK FRAUDE” quem conquista a confiança com DESCONTOS de VERDADE, é REI! E é justamente na criação de conexões reais e autênticas com o público, que o marketing de influência entra em cena.
O Papel do Influenciador na Black Friday
Vamos combinar: quem nunca comprou algo porque viu a “fulana” usando na rede social, que atire a primeira pedra! E é exatamente essa capacidade de influência que transforma os influenciadores digitais em peças-chave para as marcas no período em que elas estão completamente dispostas a comprar.
Os influenciadores participam das conversas de forma natural, ou seja, sem aquela interrupção da propaganda feita pela marca. É sobre a capacidade de criar uma ponte entre o consumidor e a marca, adicionando aquele toque humano que uma campanha de e-mail marketing ou uma ação de OOH dificilmente conseguiria oferecer.
Tipos de Ações de Influência na Black Friday
Existem várias formas de incluir influenciadores nas campanhas de Black Friday, e as marcas que conseguem diversificar suas abordagens são as que, geralmente, colhem os melhores resultados. Quer ver só algumas estratégias?
Parcerias Exclusivas
Imagina receber um código de desconto exclusivo, só disponível para os seguidores de um influenciador?
Lives de Compras
Aqui o influenciador gera urgência ao vivo e o público corre para comprar antes que acabe.
Unboxings e Reviews
Ver alguém abrindo, experimentando e avaliando um produto, pode ser o empurrãozinho final que muitos precisam para clicar no “comprar agora”.
Spoilers de Promoções
Nas semanas que antecedem a Black Friday, soltar aqueles spoilers irresistíveis sobre as promoções, é o esquenta que todo mundo ama.
“Qualquer tamanho de influenciador funciona, se você tiver uma estratégia bem construída para colocar em prática na Black Friday.”
Se engana quem ainda acredita que só os grandes influenciadores são relevantes nessa época. Microinfluenciadores também têm mostrado seu valor e importância para as marcas.
Afinal, qual a probabilidade de você resistir aquele influenciador de nicho, que fala exatamente sobre o que você ama, recomendando uma oferta durante a Black Friday? (Spoiler: é difícil!)
CREATORS TO WATCH
Conheça 10 perfis que estão fazendo a relação de marcas e consumidores brilhar nas redes sociais!
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Gabi é a viajante que te leva pelos destinos mais incríveis com dicas valiosas e um olhar encantador. Seja pra desbravar o mundo de mochila nas costas ou pra curtir o descanso de um lugar mais tranquilo, ela sempre tem a dica certa.
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Lucas & Wesley Meninos do 303
No ap.303 a criatividade rola solta! Uma foto já é motivo suficiente pra você querer transformar o seu lar num espaço aconchegante e cheio de estilo também. Afinal, com o Lucas e o Wesley, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. Tá afim de descobrir maneiras simples e criativas de personalizar sua casa? Corre pro ap 303!
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Emily é a dona de casa moderna que compartilha suas dicas para transformar qualquer espaço em uma verdadeira obra de arte. Seja com ideias de decoração, organização ou projetos DIY, ela prova que é possível criar um ambiente charmoso e funcional com simplicidade.
A Black Friday pode até ser sobre descontos, mas o verdadeiro poder de conversão está em como você cria conexões genuínas com o público. E o que seria melhor do que combinar estratégia com autenticidade para transformar essa avalanche de promoções em uma oportunidade real de fidelização?
Então, antes de lançar sua campanha, pergunte-se: "Estou focando apenas no preço ou também na experiência?" Os consumidores estão cada vez mais buscando marcas que, além de venderem, se conectem com seus valores e necessidades. E nessa jornada, o marketing de influência pode ser seu melhor aliado.
Essa lista é apenas um ponto de partida. Por isso, junte-se a nós na construção de uma creator economy mais diversa, criativa e impactante, explore creators de diferentes nichos e tamanhos de audiência. Você pode aprender a metodologia de mapeamento YOUPIX no nosso de Marketing de Influência, o IMP (Influence Marketing Program). Inscreva-se aqui para a lista de espera 2024.
Até a próxima!
Escrita e curadoria: Jeff Paixão e Olívia Souza
Apoio e revisão: Alessandra Miranda e Olívia Souza
SOBRE
Atuando há 18 anos no mercado de social e influência, a YOUPIX é hoje uma consultoria reconhecida como referência na criação de estratégias e desenvolvimento de negócios na Creator Economy. Através de business e learning solutions, a empresa presta consultoria pra empresas que precisam gerar negócios em um mundo onde a comunicação mudou de forma radical e marcas e publicidade encontram enormes desafios para serem relevantes. Entre os clientes da YOUPIX estão empresas como AB-Inbev, Itaú, Magalu, Nestlé, Globo, Latam, Pinterest e muitas outras.
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