O PRÓXIMO TALKS ROLA DIA 29 DE JANEIRO
Os pequenos influenciadores digitais estão começando cada vez mais cedo, sonham em fazer sucesso e fazem a vida de toda a família mudar. Crianças se tornaram produtoras de conteúdo e já somam milhões de inscritos e views em seus canais, além de atrair dinheiro de anunciantes. Além disso, entretenimento infantil é a segunda categoria que mais cresce em views no Youtube.
Esse crescimento vem carregado de questões ainda sem respostas: segurança, publicidade, privacidade, fama, carreira e modelos de consumo de mídia e entretenimento alinhados à nova geração.
Nos últimos três anos o Instituto Alana, ONG de proteção da infância, já denunciou ao MP mais de 20 empresas por promover ações de marketing voltadas diretamente a crianças menores de 12 anos – algo que, por lei, é proibido.
E recentemente, o Ministério Público pediu que o Google derrubasse o conteúdo de youtubers mirins, alegando que crianças estariam sendo usadas por empresas para fazer propaganda infantil abusiva.
No primeiro YOUPIX TALKS de 2019, convidamos Ju Wallauer (mãe e fundadora do podcast Mamilos), a advogada Flávia Penido (formada no Largo São Francisco, atuando na área de direito digital há 20 anos), Vitor Knijnik (sócio fundador e CEO da Snack, uma das principais produtoras de social video do país, responsável pelo maior canal de marca infantil do Youtube), Luciana Correa (desenvolveu um estudo sobre youtubers mirins dentro do MediaLab da ESPM) e Fabi Fonseca (mãe da influenciadora mirim Luara Fonseca) para um bate-papo sobre os desafios, problemas e oportunidades inerentes à esse novo mercado:
_É possível mensurar o impacto de publicidade por youtubers mirins?
_O que diz a lei em relação a esse tipo de trabalho realizado por crianças?
_Crianças podem gerar receita com marcas? Existe um modelo possível?
_Youtubers mirins podem ter produtos licenciados? Se sim, esses produtos podem ser divulgados em seus canais? De que forma?
_Como manter um equilíbrio entre ser criança e as responsabilidades do trabalho de youtuber?
_Quais as responsabilidades e deveres dos pais?
_E a overexposição? E os Haters?
_O que significa e como lidar com essa nova carreira que nasce?
QUEM PARTICIPA:
- FLAVIA PENIDO é formada em direito tributário, tendo um escritório voltado para gestão de inadimplentes fiscais. Nos últimos anos no entanto, em decorrência de sua atuação paralela nas redes sociais, dirigiu seus estudos para o direito digital, principalmente para o ramo do direito digital aplicado ao marketing e ao dano à imagem das marcas.
- JU WALLAUER é publicitária há mais de 10 anos. Escreve sobre diversidade no B9 e é co-criadora do Mamilos, um dos podcasts mais ouvidos do país, que já conquistou milhões de ouvintes debatendo temas polêmicos com empatia e respeito.
- VITOR KNIJNIK iniciou sua carreira publicitária como redator no estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua trajetória profissional, ele ganhou reconhecimento de mercado e vários prêmios nacionais e internacionais. Além da publicidade, Knijnik acumulou experiência como roteirista, videomaker, blogueiro e colunista da tradicional revista semanal Carta Capital. Atualemente ele é sócio fundador e CEO da Snack, uma das principais produtoras de social video do país, responsável pelo maior canal de marca infantil do Youtube.
- LUCIANA CORRÊA é autora da pesquisa: “Geração YouTube. Um mapeamento sobre o consumo e a produção infantil de vídeos para crianças zero 12 anos. Brasil (2005 anos. Brasil). Doutoranda em Administração pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMGDI), da ESPM. Doutorado em Gestão Internacional (PMGDI), da ESPM. Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pelo ESPM e publicitária pela Universidade Paulista (2001) e MBA em Varejo FIA (2006).