Turma: JULHO 2022
11 aulas ONLINE e ao vivo (pelo Zoom)
Horário: 18h30 às 21h30 (Horário brasília).
Calendário de aulas:
Nossos consumidores estão mais online do que nunca e a disciplina de Marketing Digital se tornou estratégica. Dentro dela, o mercado de influência cresceu 71% só no ano passado e a procura por profissionais capazes de planejar estratégias e liderar ações com influenciadores aumentou exponencialmente.
Pra atender a essa demanda, a YOUPIX repaginou o IMP (curso pioneiro, realizado desde 2017) pra que ele ofereça TUDO o que você precisa pra aproveitar essa oportunidade de mercado e carreira.
O IMP é uma experiência imersiva com 33 horas de duração, divididas em 19 módulos de conteúdo e 11 aulas ao vivo, com 12 professores que tem os melhores cases de influência, uma parte teórica robusta e uma toolbox completíssima cheia de templates, planilhas, frameworks e materiais pra uso imediato.
Do planejamento com base em métricas, à mensuração da campanha e análise do retorno, você sairá do curso com todo o conhecimento e as ferramentas necessárias para desenvolver ações de grande impacto com influenciadores!
Se torne um profissional capaz de gerir uma campanha de influência sem crise! Do momento da contratação, passando pela co-criação, entregas e relacionamento, o IMP te dá as ferramentas para todo o fluxo de gestão da sua campanha.
Você terá acesso às ideias mais inovadoras e atuais do mercado e conhecerá a mecânica por trás de diversos tipos de ações com influenciadores, através do compartilhamento de cases da YOUPIX e de professores e experts do curso.
O IMP é a formação ideal para profissionais de marketing, comunicação e publicidade, que trabalham em agências ou nas marcas. 100% dos alunos do IMP afirmam que o curso trouxe as metodologias necessárias para que eles possam criar ações de mais eficiência e impacto com influenciadores.
O IMP te dá repertório e ferramentas para sair do curso como um estrategista de influência, capaz de criar um plano de campanha com foco em resultados e gerir suas ações, do momento em que ela vai pro ar, até o relatório de resultados.
O IMP vai te trazer as metodologias e frameworks necessários para sistematizar o seu trabalho e te levar para um novo patamar estratégico de atuação no marketing de influência, colhendo resultados concretos e aprendizados constantes.
Aprenda a planejar ações de influência que partem do objetivo de negócios e comunicação da empresa, tendo uma definição clara das métricas e KPIs que vão orientar o uso de influenciadores de forma eficiente ao longo de toda jornada de compra do consumidor. Você nunca mais terá dificuldade para selecionar o influenciador ideal pra sua campanha, co-criar conteúdos que engajam e, claro, provar a efetividade das suas ações.
Conheça aqui todos os módulos, ferramentas compartilhadas e key learnings de cada módulo:
Essa é a nossa primeira aula, onde vamos apresentar o curso completo pra você e todos os materiais e ferramentas que vamos usar. Além disso, teremos uma dinâmica de networking entre a turma, pra você já garantir os contatinhos desde o primeiro encontro.
FERRAMENTAS DE AULA: Check In + Breakout Room + Stinky Fish
VOCÊ VAI SAIR DESTE MÓDULO: Entendendo sua relação com o mercado de influência e com um super network (contatinhos) com outros profissionais do mercado.
Como está organizado o ecossistema do Marketing de Influência? É aqui que você entende quem são os players e empresas atuando no mercado, tanto para te ajudar a entregar o fluxo de planejamento, criação e gestão de ações, quanto para entender o seu papel nesse ecossistema e desenvolver sua carreira.
FERRAMENTAS DE AULA: Reflection
VOCÊ VAI SAIR DESTE MÓDULO: Entendendo como está configurado o mercado, onde você se insere e com uma lista de empresas do setor (Influence Ecosystem)
FERRAMENTAS DE AULA: Skill Mapping + Skill Planner
VOCÊ VAI SAIR DESSE MÓDULO COM: um mapa de carreiras da influência, um super diagnóstico das suas competências e um planner pra desenhar seu desenvolvimento e crescimento.
FERRAMENTA DE AULA: Breakout Room
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Saber como diferenciar o que é influência e o que não é, aprender a fórmula da Influência e quais são os tipos de ações e atividades possíveis e remuneráveis com influenciadores, entender o que o influencer entrega, o que deve ser remunerado e o que a marca deve considerar na hora de pagar.
Nessa aula focada em estudos de caso, vamos ver como duas empresas criaram influenciadoras do ZERO. A Lu do Magazine Luiza é a maior influencer virtual do mundo e a Adenia Chloe do Aff The Hype é uma fantoche emo que conquistou o coração da internet. Ambas ajudam a construir reputação e consideração de marca. Nessa sessão de case study, vamos entender como as empresas enxergam a construção de uma influenciadora do zero, aplicando conceitos de influência, criação de conteúdo e construção de comunidade.
A Lu foi a primeira manifestação, no mundo, de influência virtual dentro de uma marca. Criada em 2003, para humanizar a experiência de compra on-line do Magazine Luiza, a personagem conquistou o coração das pessoas, passou a ser porta voz da marca em todos os canais, construiu uma comunidade engajada através de narrativas consistentes, superou 30 milhões de seguidores nas redes sociais e seus contratos de publicidade já geram receita pra companhia. Quais as dores e aprendizados de ser pioneiro ao construir esse conceito e essa influência? Quem são os Meta influenciadores que se destacam hoje? Quais são os desafios e oportunidades dos influenciadores 3D no mundo real e virtual?
Criada por Mathoso e seu namorado Guilherme, a Aff The Hype é uma papelaria diferente. Se você curte planners e cadernos fofinhos, o que a ATH vende é o oposto. Com muito bom humor e uma boa dose de grosseria, os produtos estampam frases como “Sinta-se em casa mas lembre-se que não está”, “Acabei de chegar e já me arrependi” e “Bom dia, exceto para…”. Hoje, com quase 1 milhão de seguidores no Insta, a viralidade da empresa se deve também à personalidade emo de Adenia Chloe, um fantoche que nasceu para ser a “Moça do Marketing” da empresa (já que os donos são muito tímidos pra aparecer) e acabou viralizando até se tornar influencer e ganhar milhares de fãs e um perfil próprio no Insta. É possível transformar um fantoche em influencer? Opa! Vem ver como essa pequena empresa criou sua influenciadora que não é nada virtual. 🙂
A partir deste módulo, nós começamos a pôr a mão na massa e desenhar todo o nosso planejamento estratégico. Na fase de Set Up, estamos levantando todas as informações necessárias para gerar o nosso insight. Vamos definir o ponto de partida, nossos objetivos e pesquisar nosso target e territórios de campanha.
FERRAMENTAS DE AULA: Planilha de Marco Zero + Framework de Funil + Behavior Desk + Mapa de Empatia, Árvore de Decisão, Mapa de Persona + Framework I2C (Influencer to Consumer) + Framework Influencer Ecosystem
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Aprender a desenhar um plano estratégico, criar e planejar ações a partir de KPIs de negócios, combinar os objetivos da marca com os interesses e fortalezas do influenciador, saber quais métricas e KPIs são importantes de acordo com o objetivo de negócios e de comunicação de cada ação, atribuir métricas e KPIs para cada etapa do funil, identificar palavras-chave dentro de conversas dos seus consumidores e transformar isso em insumo para sua estratégia de co-criação com influenciadores, como os influenciadores podem ser segmentados e quais papéis dentro da estratégia da marca eles podem desempenhar melhor.
Uma vez que já definimos os objetivos da nossa ação/campanha e levantamos todas as informações necessárias sobre o target e o território, chegou o momento de transformar isso tudo em um insight e definir a narrativa estratégica.
FERRAMENTAS DE AULA: Matriz Content Strategy
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Entender quais as fortalezas e fraquezas de cada rede e definir aquelas que entregam os KPIs, aprender a definir as narrativas estratégicas para cada etapa do funil, de acordo com os KPIs da marca, desenhar como cada influencer irá atuar na jornada e desdobrar sua narrativa em um direcional de conteúdo.
Sua narrativa estratégica já está pronta e você tem o direcional de conteúdo ideal para a sua ação. Agora é hora de integrar a disciplina de influência com as demais disciplinas de marketing digital da empresa.
FERRAMENTAS DE AULA: Matriz Content Strategy +Fluxo Áreas Responsáveis
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Aprender a combinar sua estratégia de conteúdo e influência, desdobrar a estratégia de influência para direcional criativo de conteúdo, desenhar como o conteúdo do influenciador será usado em outras frentes e definir o impulsionamento e as peças de mídia.
Como a Easynvest aumentou em 7x o ROI da campanha usando o marketing de influência? Trabalhando a estratégia de influência de forma integrada com as outras áreas de marketing da empresa.
Uma ação única gerou um aumento de 6150% na geração de pré-cadastros no site da fintech. E é nesta aula que você conhece a construção desse planejamento, todo o desdobramento tático da ação e os resultados gerados.
Quem apresenta esse case completo é Giselle Mendes, Corporate PR Manager do Nubank, plataforma que comprou a Easynvest, transformando a fintech em uma unidade de negócio voltada para investimentos, hoje chamada de NuInvest.
Com a narrativa estratégica e plano criativo prontos, chegou a hora de buscar os melhores influenciadores para nos ajudar a entregar os KPIs de comunicação e negócio.
FERRAMENTAS DE AULA: Planilha Matriz de Influência + Planilha Demográfica + Lista de Plataformas e Ferramentas de Mapeamento
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Saber como garantir o influenciador certo pra sua ação/campanha, aprender a fazer deep dive e uma avaliação quanti e qualitativa da capacidade de cada creator de se conectar com o plano estratégico desenhado, saber quais são as melhores ferramentas no mercado para identificação e gestão de influenciadores, aprender a usar dados para comparar e decidir qual é o melhor influencer pra sua estratégia.
Hora de colocar a mão na massa e produzir nossa ação. Bora fazer contato com os influencers?
CONTRATANDO OS INFLUENCIADORES
Thais Mara, Head de Curadora da Mynd, maior agência de influência do país, será a responsável por essa aula que exige atenção e sensibilidade. Você vai aprender como fazer contato com o influenciador para receber um orçamento, como negociar as entregas, como brifar o creator do jeito certo, dividindo o objetivo da ação e construindo com ele o melhor conteúdo e escopo.
Além disso, Thais também vai explorar a estrutura e o perfil ideal de equipe para rodar e gerir ações de influência de forma leve e fluida.
FERRAMENTAS DE AULA: Toolkit de Execução (Modelo de Brief + Modelo de Contrato + Fluxo de Gestão de Campanha + Lista de Agências + Lista de Plataformas de Gestão)
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Entender o que cada influenciador considera como proposta de valor nas relações com marcas, aprender a negociar e trazer o influenciador pro seu lado, garantir as entregas da sua ação/campanha.
FERRAMENTAS DE AULA: Toolkit de Execução (Modelo de Brief + Modelo de Contrato + Fluxo de Gestão de Campanha + Lista de Agências + Lista de Ferramentas)
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: mudar paradigmas e mindsets que permitam que a empresa co-crie com o influenciador, aprender formas de co-criar com o influencer para além do conteúdo, saber como obter a melhor entrega criativa do influenciador, aprender a co-criar de fato com o influenciador e trazer ele pro seu lado, saber como evitar uma entrega ruim e preguiçosa.
Tudo pronto? É hora de colocar esse conteúdo todo no ar! Mas se você acha que nesse momento você, contratante, não tem nada pra fazer além de esperar o fim da ação pra pedir o print do analytics… AÍ QUE VOCÊ SE ENGANA! O momento da publicação é crucial e a contrante também precisa participar ativamente dele. Aqui nesse módulo, você vai aprender como fazer isso!
FERRAMENTAS DE AULA: Toolkit de Execução (Fluxo de Gestão de Campanha)
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Entender a importância de acompanhar as publicações em real time, aprender a interagir com os seguidores do influenciador e saber como fazer para ajustar rotas da campanha quando algo não sai como planejado e/ou otimizar o que está dando certo para que a mensagem chegue em mais pessoas.
A campanha/ação foi pro ar, deu tudo certo e chegou a hora de capturar todos os dados para entender o resultado real do que foi feito. Vamos aprender a medir o sucesso das ações e campanhas com influenciadores?
FERRAMENTAS DE AULA: Planilha de Base de Dados + Modelo de Relatório
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Aprender quais são as premissas da mensuração, definir parâmetros e benchmarks para suas métricas, a fim de calcular o ROI de suas ações, aprender a criar e alimentar um dashboard único de métricas de suas campanhas, aprender a analisar as métricas e resultados da ação de acordo como funil, aprender a avaliar a performance individual e comparativa de cada influenciador na campanha, apresentar um relatório produtivo de sua campanha de influência, saber como transformar dados em insights para criar ações cada vez mais eficientes e eficazes.
Você já deve ter lido por aí a expressão “ROI or Die” que apareceu bastante entre as várias tendências do Marketing de Influência para 2022 que a YOUPIX captou no fim do ano passado. E como já estamos em 2022, nem estamos mais falando de tendências aqui: ou a gente aprende a tratar os dados do começo ao fim de estratégia de influência ou o plano já está errado. Mas como tratar os dados? O que fazer com a montanha de números que colhemos no report? Como usar isso para a próxima estratégia? Quais aprendizados a frieza dos números pode nos trazer? Marcelo Cia, Head de influência da Inpress, vai nos contar como coletar, organizar e analisar dados a fim de gerar insights competitivos.
Antes de passar a régua na sua campanha, que tal alimentar a relação com o influenciador e compartilhar com ele os learnings da campanha?
FERRAMENTAS DE AULA: Creator Debriefing
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Estruturar um “boletim” para o creator, apontando os learnings, dividindo os sucessos, dando feedbacks construtivos e, principalmente, deixando a porta aberta para novas propostas.
Suas campanhas pagas foram um sucesso, mas também são extremamente pontuais. Como manter o relacionamento com o influenciador e com o target fora dos momentos de campanha?
FERRAMENTAS DE AULA: Régua de Relacionamento + Amorzômetro
NESTE MÓDULO VOCÊ VAI: Aprender como construir uma régua de relacionamento com moedas de troca além do dinheiro, construir um squad de influência que não depende de um só influenciador, explorar novas formas de parceria com o influenciador, aprender a construir frequência na relação com a comunidade/target, saber como prevenir crises e também gerir crises quando acontecem.
Influência pode vir de qualquer lugar, inclusive de dentro da empresa. O conteúdo postado por funcionários de uma empresa tem 24x mais compartilhamentos e 561% mais alcance do que o que é postado nos canais oficiais da empresa.
Com esse insight em mente, o SebraeMG já vem trabalhando e desenvolvendo seu time de colaboradores como influencers. O que começou como uma estratégia comercial, se transformou em um programa que impacta o negócio da empresa.
Paula Bento, estrategista digital do SebraeMG e líder do projeto, vai nos contar quais são os passos para transformar funcionários em influencers.
Parabéns, você passou por toda a jornada do IMP e se tornou planner estratégico de Influência. Seu nome passa a constar do nosso banco de formandes e você passa a fazer parte da maior comunidade de estrategistas de influência do país.
Nesse encerramento, teremos uma Masterclass de formatura com a Inaiara Florêncio, Head de Marketing e Comunicação da Galena. O conteúdo da aula é surpresa, mas pode ter certeza que vai ser um momento divertido, inspirador e também provocador. É pra você sair do IMP DAQUELE JEITO. 🙂
parcelado no cartão de crédito ou R$ 4.784,37 à vista.
ATENÇÃO: Para pagamento PJ (via transferência ou PIX), mande email para [email protected] para realizar sua compra. Apresente nosso curso para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais para empresas, clique aqui e fale conosco no Whatsapp.
O curso conta com aulas online e AO VIVO, garantindo que você possa tirar dúvidas em tempo real e trocar com a turma sobre suas experiências e benchmarks. Com o olhar permeado pela apresentação de problemas reais e como solucioná-los com ferramentas próprias e habilidades estratégicas.
No IMP você tem acesso à um pacote (toolbox) de ferramentas e frameworks para mudar a realidade da sua prática no Marketing de Influência.
Todos os conceitos teóricos e as práticas são orientados por professores reconhecidos e com diferentes experiências de atuação dentro do marketing de influência, oferecendo uma imersão completa no que o mercado tem de melhor e mais atualizado para oferecer.
No IMP, você conhece diferentes análises e cases sobre influência, analisando a criatividade e os pontos estratégicos de cada case. Esses estudos de caso trazem o que há de melhor e mais maduro sendo feito no mercado.
O investimento das marcas em Marketing de Influência cresceu 71% no ano passado e atingirá 3 bilhões em 2022. O IMP traz as competências necessárias para que você possa ser um profissional estratégico, atendendo às demandas do mercado e crescendo na sua profissão.
Tudo o que aprendemos atendendo as maiores marcas do mundo no nosso braço de consultoria foi transformado no Influencer Marketing Program. O que você vai aprender é o nosso framework estratégico, que vem trazendo resultados concretos para clientes como Magalu, Bradesco, Nestlé, Gillette, Livelo, Centauro, Unilever, Latam, Riachuelo, entre outros.
Depois de cursar o IMP, você vai sair da fase tática de trabalho (lugar de muito achismo e pouca certeza) e entrar, finalmente, na fase estratégica. 🚀
Precisa trazer capabilities do mundo digital para seu time?
Nossa equipe ajuda você a definir um plano de treinamento para sua equipe se desenvolver e criar estratégias de influência robustas e de resultado. Mande email para [email protected] ou chame a gente aqui no Whatsapp.
As datas e os horários previstos poderão ser alterados a exclusivo critério da YOUPIX, devendo, nesta hipótese, comunicar a/o aluna/o com antecedência mínima de 3 (três) dias da data de início do curso oferecido, bem como oferecer a/ao aluna/o, se possível, a possibilidade de realizar o curso contratado em outra data/turma.
Não havendo quórum mínimo de 10 (dez) pessoas matriculadas no curso oferecido, a YOUPIX poderá, a qualquer tempo, cancelar o curso contratado, devendo restituir os valores pagos em até 5 (cinco) dias úteis, desde o recebimento dos dados bancários da/o aluna/o.
Em caso de desistência,a/ o aluna/o poderá cancelar a participação no curso, com antecedência mínima de 15 (quinze) dias do início do curso contratado, hipótese em que a Contratada restituirá ao Contratante integralmente os valores pagos.
Caso a desistência ocorra dentro do prazo compreendido entre 14 (quatorze) dias e 7 (sete) dias do início do curso contratado, a/o aluna/o deverá pagar a YOUPIX multa correspondente a 25% (vinte e cinco por cento) do valor total do curso.
Caso a desistência ocorra com antecedência inferior a 7 (sete) dias do início do curso contratado, a/o aluna/o deverá pagar a YOUPIX multa correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor total do curso ou, alternativamente, optar por participar da turma seguinte do mesmo curso, se disponível, mediante o pagamento de multa de 15% (quinze por cento) do valor total do curso.
A/O aluna/o poderá cancelar a sua participação no curso contratado na hipótese de haver alteração, por parte da YOUPIX, das datas e horários estabelecidos, não sendo devida, nesse caso, nenhuma multa por parte da/o aluna/o.