Creator as business

Creator Economy

Educação

Estudos

Marketing de influência

Tendências

Do conteúdo à renda — creators que fazem acontecer dentro do ecossistema da Amazon Brasil

O painel discutiu como a Amazon, que investiu R$ 55 bilhões no Brasil na última década, vê os criadores como um pilar estratégico essencial para alcançar comunidades específicas e influenciar toda a jornada de compra. O programa de afiliados permite que o creator (que tem o poder na decisão de compra do consumidor) use sua credibilidade para vender produtos que realmente usa. Tanto Paulo quanto Vitória relataram que o programa se tornou responsável por mais de 50% de sua renda mensal.

Compartilhe

GeminiEste resumo exclusivo foi gerado pelo Gemini a partir das transcrições das palestras do YOUPIX Summit 2025.

Tá sem tempo? Leia isso: O programa de afiliados da Amazon se tornou a principal fonte de renda e estabilidade para criadores em diversos nichos (maternidade, literatura). O modelo oferece previsibilidade: o dinheiro é a base fixa para pagar contas, e as publis pontuais viram o “extra” . O sucesso reside na confiança e transparência com a comunidade, onde o criador atua como um curador responsável e investe na relação a longo prazo, em vez de focar apenas no desconto ou cupom .

Breve Resumo: O painel discutiu como a Amazon, que investiu R$ 55 bilhões no Brasil na última década, vê os criadores como um pilar estratégico essencial para alcançar comunidades específicas e influenciar toda a jornada de compra. O programa de afiliados permite que o creator (que tem o poder na decisão de compra do consumidor) use sua credibilidade para vender produtos que realmente usa. Tanto Paulo quanto Vitória relataram que o programa se tornou responsável por mais de 50% de sua renda mensal.

Um Insight: O grande desafio é superar a “vergonha de pedir” que muitos creators têm . O criador precisa ser transparente e, literalmente, pedir para o público comprar pelo seu link, explicando que isso é vital para a saúde do canal. O segredo da conversão é a paciência e a construção de uma intimidade que faz o cliente lembrar do criador quando entrar na Amazon, mesmo sem um pedido direto .

Outros pontos importantes:

  • Curadoria e Honestidade: A curadoria de produtos deve ser verdadeira; Paulo usa lives para ser honesto sobre os preços, avisando se um livro está caro e indicando outros que valem a pena, o que constrói confiança .
  • Visão de Mercado: O criador precisa de tranquilidade para ser criativo, algo que a previsibilidade financeira da afiliação oferece .
  • Crescimento Orgânico: O crescimento na afiliação é moldado com o tempo e a experiência. Vitória relatou que, após 4 ou 5 anos, atingiu uma estabilidade de um piso mínimo que é alcançado todos os meses, trazendo segurança financeira.


Fechamento: A influência, na Amazon, é vista como um parceiro que, além de divulgar, oferece feedback valioso para melhorar a experiência, o catálogo e os preços . A afiliação transforma a credibilidade em renda constante.

Conteúdos relacionados

Talvez você não esteja sabendo, então vim aqui botar lenha na fogueira da PL do Streaming que, apesar de mirar nas big techs, tem tudo a ver com o seu negócio. O Projeto de Lei (PL) que visa regulamentar os serviços de Vídeo sob Demanda (VoD) no Brasil e que, provavelmente, será votado na próxima […]

Contratação faz parte de plano de crescimento que visa dobrar o faturamento da agência em 2026.
O painel conectou a origem pessoal dos convidados (Taboão da Serra, Amazônia, periferia de BH) à construção de negócios criativos que fogem do "Brasil instagramável" . A discussão girou em torno de como a generalização e o preconceito do eixo Sul-Sudeste limitam a potência criativa da América Latina. O Favela Creators (Gerando Falcões) demonstrou como a Creator Economy está sendo usada para gerar renda e transformação social ao potencializar talentos da periferia .