Creator as business

Creator Economy

Educação

Estudos

Marketing de influência

Tendências

ENEM na Mira: 10 influenciadores que te ajudam a detonar na prova!

Compartilhe

É com muita empolgação que trazemos uma edição especial da Creators to Watch pré-ENEM! 🙂

Para esta edição, decidimos fazer algo direcionado a vocês que estão se preparando para entrar na conversa que vai tomar conta de muitas cabeças por aí!

Trouxemos uma lista especial de criadores de conteúdo que têm sido verdadeiros aliados em muitas jornadas de aprendizado por aí e que estão trabalhando duro para democratizar o acesso a métodos de estudo eficazes, responder a dúvidas comuns e promover um amplo acesso ao conhecimento!

Mais do que creators, eles são também educadores que ajudam a simplificar conceitos complexos, fornecem dicas valiosas e fomentam um ambiente de aprendizado mais colaborativo.

Bora lá?

Rafaela Lima

@maiscienciasrafaela

Nascida na Maré, Comunidade no Rio de Janeiro, Rafaela Lima é carioca, casada, mãe da Lulu e apaixonada por educação, ciências, tecnologia, natureza e diferentes formas de aprendizagem. Rafaela tem licenciatura e mestrado em Biologia pela UERJ, é professora na rede pública, privada e no Youtube com o canal Mais Ciência, plataforma em que foi eleita a creator mais citada do Brasil no setor de educação pelo DataFolha.

Débora Aladim

@dedaaladim

Mineira, formada em história, youtuber de educação e péssima dona de casa (como ela mesmo costuma se descrever), Débora Aladim é uma das creators mais conhecidas do seu segmento! Começou a fazer vídeo-aulas com apenas 15 anos, para ajudar os colegas da escola e hoje, com mais de 1M de seguidores, ela segue compartilhando dicas, aulas e conteúdos de história e redação.

Nenaa Studies

@nenaastudies

Helena, ou melhor, Nenaa Studies, é uma estudante de biologia que usa suas redes sociais para compartilhar sua rotina, dicas de produtividade, inspirações e produtos para tornar o dia a dia dos estudos menos cansativo, seja através do Tiktok, Instagram, Youtube ou até mesmo o Pinterest. Suas redes que mais se destacam são o TikTok e Youtube, afinal, os vídeos de Nenaa tem tudo a ver com o universo aesthetic.

Ana Júlia

@deuskdminhavaga

 Ana Júlia usa suas redes para documentar sua rotina e vida aos 20 e poucos, sendo estudante de medicina e creator. Além de dicas sobre como se organizar e assuntos para ficar de olho no mundo da medicina, a ela propõe muitas reflexões sobre os desafios da vida real x a vida compartilhada nas redes sociais.

Renato Palmeira

@renato_palmeira

Com a missão de ajudar alunos a estudar com inteligência, simplificando a aprendizagem e a memorização através de uma metodologia única, o creator e mentor, Renato Palmeira, usa suas redes sociais para compartilhar dicas de produtividade e estudos que passeiam por todas as áreas do conhecimento.

Afrofísico

@afrofisico

Alexandre Rodrigues, mais conhecido como Afrofísico é um físico, doutor, docente da Universidade Federal da Bahia e creator. Com mais de 100 mil seguidores no TikTok, sua rede principal, o professor compartilha dicas e a aplicabilidade da disciplina através de situações do dia a dia, de maneira simples, divertida e criativa.

Matemática do Vigor, por Gil do Vigor

@MatematicaDoVigor

Economista, creator, Forbes Under 30 e ex participante do BBB, Gil do Vigor, criou o canal Matemática do Vigor para compartilhar dicas preparatórias para o ENEM. Com episódios novos toda terça e quinta, de forma leve e descontraída, os conteúdos são baseados no que mais caiu em Matemática nos últimos da prova e disponibiliza também uma apostila com 200 exercícios, para ser baixada gratuitamente. 

Deusa Cientista

@deusacientista

Cientista, preta, mulher, periférica e soteropolitana, Kananda Eller, mais conhecida nas redes com o nome “Deusa Cientista”, usa suas redes sociais para compartilhar conteúdo poderoso e informativo sobre ciências sociais. Formada em Química e mestranda em Ensino de Ciências Ambientais na USP, a creator, que se tornou ativa nas redes somente em 2020 e usa o espaço para popularizar o conhecimento científico e divulgá-lo de uma maneira mais acessível e democrática.

Eviraldo Amancio

@humoraprovado

Com mais de 1 milhão de seguidores, o creator natural do agreste de Alagoas, estudante de letras, UFAL, aprovado em três concursos públicos e servidor do Instituto Federal de Alagoas, IFAL, Erivaldo Amancio, conhecido também como Humor Aprovado, compartilha nas suas redes sociais dicas de português, raciocínio lógico e direitos humanos e estudos para concurso e para o ENEM, com muito humor e efetividade. 

Lucas Moreno

@moleculando

Professor de química, filmaker, creator e palestrante, tentando facilitar essa ciência e seus conhecimentos no dia a dia, Lucas Moreno, criou o canal Moleculando para compartilhar a química de maneira simples e descontraída por meio de aulas completas, experimentos, dicas, explicações e curiosidades, com foco em alunos do ensino médio e prestadores de vestibulares.

E aí, curtiu?

Não esqueça de responder a gente com seu feedback, sugestões, conselhos e etc! Por aqui adoramos ler todas as respostas e também receber dicas de perfis e mapeamentos que vocês gostariam de ver.

E se acha que essa lista pode ajudar alguém, compartilha e já indica para assinar nossa newsletter e receber as próximas!

Mês que vem a gente volta 🙂

Escrita e curadoria: Olivia Souza e Alessandra Miranda

Apoio e revisão: Alessandra Miranda e Bruna Hasclepildes

Conteúdos relacionados

Talvez você não esteja sabendo, então vim aqui botar lenha na fogueira da PL do Streaming que, apesar de mirar nas big techs, tem tudo a ver com o seu negócio. O Projeto de Lei (PL) que visa regulamentar os serviços de Vídeo sob Demanda (VoD) no Brasil e que, provavelmente, será votado na próxima […]

Contratação faz parte de plano de crescimento que visa dobrar o faturamento da agência em 2026.
O painel conectou a origem pessoal dos convidados (Taboão da Serra, Amazônia, periferia de BH) à construção de negócios criativos que fogem do "Brasil instagramável" . A discussão girou em torno de como a generalização e o preconceito do eixo Sul-Sudeste limitam a potência criativa da América Latina. O Favela Creators (Gerando Falcões) demonstrou como a Creator Economy está sendo usada para gerar renda e transformação social ao potencializar talentos da periferia .