Creator as business

Creator Economy

Educação

Estudos

Marketing de influência

Tendências

YOUPIX Builders 2024

Compartilhe

Ao longo dos 12 meses do ano, creators e profissionais de marcas, agências, plataformas, produtoras, enfim, todo ecossistema da Creator Economy, se movimentaram por um mercado mais responsável, inovador, inclusivo e profissional. Pessoas que, com seu trabalho, contribuíram com a nossa indústria e ajudaram a CONSTRUIR, de fato, um mercado que fizesse mais sentido para o coletivo.

O YOUPIX Builders não é um prêmio, não é uma lista dos mais falados de 2024, é um reconhecimento pra quem FEZ, selecionados pelo time da YOUPIX!

Criamos o Builders em 2015 (pulamos só em 2022) e é muito especial para nós. Nunca repetimos nomes porque queremos sempre abrir espaço para novas vozes, mas muitos dos que já passaram por aqui continuam fazendo trabalhos incríveis e merecem sempre reconhecimento.

Confira 17 personalidades que fizeram a diferença na Creator Economy em 2024 

MICHEL ALCOFORADO

@michelalcoforado

Antropólogo, estrategista cultural (e Creator ♡), Michel Alcoforado se tornou uma referência indispensável para quem busca compreender as transformações sociais que moldam a cultura e o consumo no Brasil. Com uma abordagem que conecta antropologia, criatividade e negócios, ele traduz de forma certeira comportamentos complexos em insights desse mundo da criatividade na internet, que provocam o mercado. Sócio e Fundador da Consumoteca, Michel é o tipo de profissional que te faz questionar a lógica de consumo, as tendências de hoje e os movimentos de amanhã nesse mercado de criação, tudo enquanto nos conecta com a alma do nosso país.

Michel é Builder porque: além de ser o “intelectual creator” que a gente mais ama ♡, ele é uma voz influente na ampliação do entendimento de como os mecanismos de influência atuam na publicidade, na cultura e no comportamento, contribuindo para o amadurecimento do nosso mercado.

CAMILA FREMDER

@cafremder

Escritora, roteirista e uma das vozes mais autênticas da atual internet brasileira, Camila Fremder conquistou um público fiel lembrando que rir de si mesmo é o ato mais revolucionário que existe. Seja em seus livros, no podcast É Noia Minha ou em suas redes sociais, Camila aborda temas como ansiedade, autoestima e os desafios da vida moderna, como quem escreve um roteiro que todos nós queríamos protagonizar. Sua forma de comunicar é leve, mas repleta de profundidade, provando que a vulnerabilidade é a moeda mais valiosa da influência.

Camila é Builder porque: fortalece o mercado ao construir uma ponte entre humor, vulnerabilidade e autenticidade, inspirando um modelo de influência mais humano e real.

ALLAN PERONI

@allanperoni

Diretor de Advocacy, Influence e Social Commerce na L’Oréal Brasil, Allan Peroni é um dos nomes por trás da revolução que tem redefinido o que é ser visto, ouvido e valorizado no cenário da beleza no Brasil dentro do marketing de influência. Como idealizador do programa Beleza Mais Diversa, programa que impulsionou a carreira profissional de mais de 50 criadores de conteúdo negros no país, Alllan não espera pela mudança, ele a cria, promovendo a valorização de diferentes corpos, tons de pele e narrativas. Seu trabalho combina estratégia, inovação e propósito, abrindo portas e garantindo que elas permaneçam escancaradas para todas as pessoas que antes estavam do lado de fora.

Allan é Builder porque: aliado na construção de uma indústria mais plural e equitativa dentro da Creator Economy, inspirando marcas e pessoas a adotarem a diversidade como um valor essencial.

SASHA VILELA

@sashavilelaa

Sasha Vilela é a personificação do que significa ocupar espaços com verdade, estilo e bom humor. Produtora de publicidade e criadora de conteúdo, ela intercala suas vivências enquanto mulher preta e travesti com histórias reais e reflexões afiadas. Além disso, atualmente Sasha é é um dos maiores cases de co-criação no mercado de marketing de influência, trabalhando lado a lado com marcas para criar narrativas genuínas e potentes que respeitam sua voz e sua essência.

Sasha é Builder porque: abre caminhos com coragem e originalidade, mostrando que a co-criação entre marcas e criadores pode ser um espaço de expressão, inclusão e transformação social.

LEVIS NOVAES e KEVIN DAVID

@kele.ag

Se tem alguém nesse mercado que entende a interseção entre marketing de influência e cultura nesse mercado, são os sócios e fundadores da KELE AG, Levis Novaes e Kevin David são lideranças negras que vêm arquitetando o futuro do mercado publicitário brasileiro com criatividade, estratégia e impacto social. À frente de uma agência independente de criação e estratégia cultural dentro do marketing de influência, eles não só criaram uma empresa, mas um movimento que desafia o mercado a ser mais justo, plural e relevante. Cada campanha é um manifesto, cada projeto, uma aula sobre o poder da representatividade. Além disso, a KELE se destaca por ser uma das fundadoras do Observatório da Diversidade, entidade que acelera a representatividade de grupos historicamente sub-representados no mercado publicitário.

Levis e Kevin são Builders porque: estão construindo uma indústria mais diversa, inclusiva e alinhada aos valores e manifestações culturais do país. 

WES XAVIER

@ogumdoce

Consultor, pesquisador e creator, Wes Xavier é uma voz essencial na discussão sobre influência periférica no Brasil. Com um olhar apurado para as narrativas que emergem das margens e transformam o mainstream, Wes é o grito que o mercado precisava ouvir, atuando como ponte entre marcas e comunidades, destacando a riqueza cultural e o poder criativo das periferias. Seu trabalho não apenas amplifica vozes antes negligenciadas, mas também desafia o mercado a repensar estratégias e a valorizar a diversidade de histórias e vivências, mostrando que as margens não são o limite, mas o ponto de partida.

Wes é Builder porque: impulsiona a inclusão e a representatividade na creator economy, mostrando que a influência periférica é uma força transformadora para a indústria.

JONAS, VIC e ALAN

@cr3ator360

Jonas, Vic Gaibar e Alan Rodrigo são o cérebro coletivo por trás da Creator 360, onde a inteligência artificial não é só uma ferramenta, mas um passaporte para o futuro da creator economy. Combinando inovação e visão estratégica, eles estão redefinindo como criadores e marcas utilizam tecnologia para criar conteúdo mais relevante, otimizar processos e gerar impacto no mercado. A Creator 360 se consolidou como um ponto de referência para inovação, tornando a produção de conteúdo mais acessível e poderosa para o ecossistema criativo.

Jonas, Vic e Alan são Builders porque: lideram a integração entre criatividade e tecnologia, ajudando a construir uma indústria mais eficiente, inovadora e conectada ao futuro.

RAFA DIAS

@diazera

CEO da DIA TV, Rafa Dias é um dos grandes responsáveis por revolucionar a forma como o conteúdo digital é produzido e consumido no Brasil atualmente. Além de ser pioneira no país como um canal de televisão via streaming, a DIA TV é também um laboratório que transforma talentos independentes em potências culturais. A verdade é que o Rafa não só entende o jogo; ele cria novas regras, potencializa vozes diversas, gera oportunidades para talentos emergentes, ampliando o impacto cultural e econômico da creator economy no país.

Rafa Dias é Builder porque: tem colaborado ativamente na estruturação do mercado da influência, fortalecendo, profissionalizando e ampliando os horizontes da economia criativa brasileira.

SOU WILLIAM

@willosou

Criador de conteúdo, William Souza, o Sou Will, se destaca ao abordar temas como as irresponsabilidades dos influenciadores, e a importância da construção de uma reputação sólida no mercado digital. Num cenário onde a futilidade muitas vezes é normalizada, ele é o tipo de voz que, em vez de seguir a maré, questiona a direção. Will contribui para um mercado mais responsável e ético, incentivando criadores e marcas a refletirem sobre o poder e as consequências de suas ações.

Will é Builder porque: é quem tem provocado o mercado para um caminho mais responsável e consciente, o tipo de profissional que não tem medo de falar o que ninguém quer ouvir, provoca mudanças, levanta reflexões e desafia o mercado a amadurecer.

MARI KRUGER

@marikrugerb

Mari Kruger chegou para mostrar que ciência e bom humor podem – e devem – andar de mãos dadas. Em um mercado saturado de fakenews e receitas mirabolantes, ela veste o jaleco da responsabilidade e desmonta mitos da medicina e da ciência com uma leveza que só ela consegue. Daquela dica “milagrosa” da vizinha até as informações duvidosas compartilhadas por influenciadores, Mari compartilha informação segura de forma didática e uma boa pitada de humor. Não à toa, se tornou uma das vozes mais respeitadas do nicho, ensinando que conhecimento, quando bem comunicado, cura muito mais que desinformação.

Mari Kruger é Builder porque: torna a ciência acessível, simples e divertida, ajudando a construir um mercado mais informado, consciente e responsável.

PAULO AGUIAR e ANA FREITAS

@paulofaguiar + @anacron.ia

Paulo Aguiar e Ana Freitas são a combinação entre a mente criativa e a narrativa estratégica que moldam o mercado em relação a Inteligência Artificial. Paulo é um criativo multidisciplinar com a habilidade de unir imaginação, tecnologia e inteligência artificial, transformando um tema complexo em uma ferramenta para criadores, profissionais e marcas.

Jornalista e empresária, Ana é especialista em transformar dados e narrativas em conteúdos que conectam. Questionadora, ela promove conversas progressistas que desafiam a comunicação tradicional e ampliam os horizontes do mercado. Juntos, Paulo e Ana não apenas criam: eles ensinam, provocam e inspiram. São a síntese de um mercado mais consciente, inteligente e aberto ao futuro.


Paulo e Ana são Builders porque: lideram a integração entre criatividade e tecnologia, ajudando a construir uma indústria mais eficiente, inovadora e conectada ao futuro.

FLÁVIO SANTOS

@flavinhosantos

Flávio Santos não apenas navega pela Creator Economy, ele traça os mapas que guiam o futuro desse mercado. Empresário, comunicador e autor do best-seller Economia da Influência, ele consegue traduzir o que muitos enxergam como tendência em estratégias reais e escaláveis. CEO da MField, ele foi além ao lançar a primeira aceleradora de startups focada na Creator Economy, conectando inovação, tecnologia e criatividade em um movimento que transforma o setor.

Flávio é Builder porque: seu olhar visionário e sua capacidade de conectar pessoas, ideias e negócios criam pontes para que creators e empresas prosperem juntos, sempre com propósito e impacto.

CAMILA PUDIM

@camilapudim

Camila Pudim é um fenômeno global. Com dezenas de milhões de seguidores e um impacto que ultrapassa fronteiras, Camila começou sendo referência como maquiadora no Brasil e hoje é uma das vozes mais influentes no mundo digital. Seus vídeos não apenas segue as trends, alguns deles definem o que é tendência. Tanto que já foi mencionada no New York Times. Entre seus muitos feitos na internet, está o título de autora do conteúdo brasileiro mais visto no TikTok ao redor do mundo, sendo a única brasileira no Top 10 global da plataforma. Detém o recorde da publicação monetizada mais reproduzida e do vídeo de um minuto mais assistido no TikTok. Camila também foi consagrada com o prêmio TikTok Awards 2024, com o vídeo do ano.

Camila Pudim é Builder porque: inspira e redefine o que é possível para criadores brasileiros no cenário digital e mostra que criatividade, autenticidade e inovação podem alcançar qualquer lugar no mapa.

Obrigada, Builders, por serem potentes, por serem criativos, por serem inquietos e contribuírem pra construir um mercado mais profissional, mais legal, mais inclusivo e que não deixa ninguém pra trás.

Tamo junto com vocês, e outros tantos profissionais foda, nessa caminhada! ♥

Até 2025! Quem serão os builders, hein?

Escrita e curadoria: Jeff Paixão e Alê Miranda

Conteúdos relacionados

Talvez você não esteja sabendo, então vim aqui botar lenha na fogueira da PL do Streaming que, apesar de mirar nas big techs, tem tudo a ver com o seu negócio. O Projeto de Lei (PL) que visa regulamentar os serviços de Vídeo sob Demanda (VoD) no Brasil e que, provavelmente, será votado na próxima […]

Contratação faz parte de plano de crescimento que visa dobrar o faturamento da agência em 2026.
O painel conectou a origem pessoal dos convidados (Taboão da Serra, Amazônia, periferia de BH) à construção de negócios criativos que fogem do "Brasil instagramável" . A discussão girou em torno de como a generalização e o preconceito do eixo Sul-Sudeste limitam a potência criativa da América Latina. O Favela Creators (Gerando Falcões) demonstrou como a Creator Economy está sendo usada para gerar renda e transformação social ao potencializar talentos da periferia .