Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — uma carta aberta à Creator Economy
Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — uma carta aberta à Creator Economy

A YOUPIX, a Tambor.Biz e mais os outros 93,3% dos creators com deficiência que NÃO CONSIDERAM O MERCADO PUBLICITÁRIO INCLUSIVO têm um convite pra te fazer nesse Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.
Durante o YOUPIX Summit, mais especificamente no talk “a primeira pesquisa sobre creators pcd do país”, rolou a leitura de uma carta aberta à Creator Economy, que vc pode ler a seguir:
NADA PODE SER SOBRE NÓS SEM NÓS!
A deficiência faz parte da diversidade humana e a inclusão não pode ficar restrita a processos metodológicos e acessibilidade. Precisamos nos sentir pertencentes ao mundo.
Ser vistos, ser ouvidos.
“O Capacitismo, nos tira constantemente a possibilidade de se sentir pertencente, entretanto nós, pessoas com deficiência, mesmo assim continuamos a mover e inspirar a nossa comunidade.
Sabemos disso, quando 78% dos criadores com deficiência, decidiram iniciar sua jornada na criação de conteúdo, porque não se viam nas marcas, nas redes e nem na mídia. E movemos a nossa comunidade por meio da identidade e por meio dela inspiramos.
Quando uma marca se dispõe em contratar e falar sobre inclusão de forma profunda e representativa, sabemos que nossa ação apesar de parecer isolada, ela é coletiva.
E por isso é importante que estejamos em todos os espaços sendo representados, falando sobre deficiência, música, beleza, esporte, afeto, ativismo, autoconhecimento, universo geek. Tudo que dá conta da complexidade e diversidade humana.
Setembro é um mês importante para pessoas com deficiência, pois é o mês que falamos da nossa visibilidade e da luta que é ser quem somos.
Mas que não seja só em setembro. Nós existimos. E convidamos vocês a tornar a influência mais acessível, inclusiva. O futuro é anticapacitista e é para lá que estamos indo. Vamos juntos?”
Sim, isso é um manifesto, é uma chamada pra ação, é um convite pra você furar sua bolha e incluir mais creators PCD em suas campanhas, não só aquelas relacionadas às datas importantes. Creators com deficiência querem se sentir pertencentes no mundo, para além de papos rasos e corporativos sobre acessibilidade que a gente vê por aí.
Essa galera tá criando, tá engajando e tá dando o que falar. O que vcs marcas e agências estão esperando pra fazer acontecer com essa galera? Bora tornar esse mercado mais acessível e inclusivo? Bora fazer com que essa discussão seja mais profunda e representativa?