Palestrantes:
Sarah Lins, Head Comercial da Jovem Nerd
David Ludolf – Creator
Marcelli Valle, Diretora de Desenvolvimento Artístico da Play9
Cíntia Carvalho, Sócia e CMO da Share
Tá sem tempo? Leia isso: O futuro do crescimento dos criadores reside em se tornarem ecossistemas de si mesmos e criarem propriedades intelectuais (IPs) para além das plataformas. Viver na plataforma é viver “de aluguel”. Exemplos: Jovem Nerd, com apoio do Magalu, criou diversas IPs, incluindo um longametragem de terror e financiamentos coletivos que arrecadaram mais de R$ 25 milhões.
Breve Resumo: O painel discutiu a diversidade de modelos de agenciamento na Creator Economy, ressaltando que não há uma “receita de bolo”. Foram apresentados modelos que variam do creator solo ao agenciamento completo (Play 9), passando por internalização do comercial e a aquisição por grandes grupos (Jovem Nerd/Magalu). A função principal do agenciamento é oferecer um lugar seguro para o criador testar, inovar e se concentrar na criatividade, cuidando das burocracias (financeiro, negociação).
Um Insight: Para criadores que estão em dúvida sobre agenciar-se, a principal dica é encarar a carreira como um plano de negócio. É preciso entender suas metas, o que se faz bem, e o que não se consegue dar conta. O agenciamento deve ser visto como uma sociedade, onde o criador e a agência trazem valor para a mesa. A agência deve ser um parceiro estratégico que ajuda na profissionalização, monetização e gestão de carreira, gerando valor para a expectativa do criador.
Outros pontos importantes:
A diferença chave para um criador é a sensação de solidez e impulsionamento constante ao ter um time cuidando das tarefas não criativas, como notas fiscais e boletos.
A relação com marcas está evoluindo: marcas buscam o criador como parceiros de inovação e estão mais maleáveis, valorizando a cocriação. Isso permite que o criador reflita o conceito da marca em seu dia a dia, de forma mais autêntica.
O agenciamento precisa ser um negócio sustentável, com conversas francas sobre o que a agência pode oferecer, para não frustrar o criador e virar apenas burocracia.
Fechamento: “Se você quer ir rápido, vá sozinho, mas se você quer ir longe, você tem que ir com alguém.”.