Creator’s business

Creator Economy

Plataformas

Estudos & Relatórios

Influência & Marcas

Diretório de Agências

SXSW 2025: Criadores em ação – Vídeos curtos ou longos?

Compartilhe

O mercado de vídeos para redes sociais amadureceu, e começamos a entender quais formatos funcionam melhor para cada plataforma. Enquanto vídeos curtos valorizam conteúdo espontâneo e mobile-first, vídeos longos sofrem pressão para alcançar uma qualidade quase televisiva. Hoje, 80% da internet é vídeo, segundo Philip Moyer, CEO da Vimeo, no painel “5th Epoch of Video: How Video is Redefining Storytelling”.

Entender o game não é tão óbvio quanto “Seja consistente. Seja original. Seja autêntico.” Precisamos aprofundar essa conversa e Jon Youshaei defende isso na sua Masterclass “Social Media with Ex-YouTube & Instagram Insider”. As audiências estão cada vez mais inteligentes e exigentes, subestimá-la pode colocar em risco a sua relevância. – isso vale para marcas e creators.

A comunicação digital é uma via de mão dupla. Youshaei trouxe dados que mostram como o jogo mudou. Nos últimos 10 anos, os TOP 100 YouTubers viram suas visualizações caírem drasticamente: o nicho de entretenimento caiu 92%, enquanto o de educação perdeu 56%. Subestimar a inteligência da audiência pode colocar a relevância de marcas e creators em risco.

Conteúdo na prática

OK… Mas na prática, como podemos ser mais intencionais na construção dos nossos vídeos desde o roteiro até a edição? Como aumentar a retenção dos vídeos? Como atingir o meu nicho de forma orgânica? 

“Você talvez pense que sabe o seu nicho, mas o Instagram sabe de fato.” Youshaei trouxe uma atividade prática e eu vou compartilhar com vocês.

  • Crie uma nova conta no Instagram ou entre na conta de um amigo.
  • Procure a sua conta.
  • Siga você mesmo. (Ou pare de seguir e siga novamente)
  • Aparece uma linha de perfis sugeridos quando você faz isso, olhe para ela.
  • Clique nessas contas para estudar os hits e flops.

Um passo a passo simples, mas que direciona o olhar e a mente sobre a produção do seu vídeo. Além disso, um dos destaques da Masterclass foi a fala sobre a importância da introdução do seu vídeo, seja ele um vídeo longo ou curto. “Se está difícil imaginar uma intro para o seu vídeo, re-imagine a ideia”, disse Youshaei. Isso faz todo sentido para um cenário em que as plataformas utilizam a atenção da audiência como moeda principal.

Agora vamos à estrutura campeã para intros impactantes., que fez com que Youshaei alcançasse milhões de views organicamente. Podemos chamá-la de “RAINY”: 

  • (Results): Apresente o que o vídeo vai entregar logo no início.
  • (Address Objection): Responda dúvidas ou resistências do público.
  • (Instant): A introdução deve ser rápida e objetiva.
  • (Now): Explique por que o tema é relevante neste momento.
  • (You): Justifique por que você é a pessoa certa para falar sobre o assunto

Ainda temos otimismo, Youshaei defende que ainda há espaço para novos YouTubers, novos criadores de conteúdo, contanto que entendam o seu nicho e comunidade. Ele ainda citou Reddit como uma boa ferramenta para buscar referências e Quora como uma boa ferramenta para buscar problemas em comum.

No final, a pergunta não é apenas “vídeos curtos ou longos?”, mas sim: como podemos criar conteúdos que a comunidade queira voltar para consumir? Criadores de conteúdo são solucionadores de problemas, e aqueles que entenderem isso estarão um passo à frente.

_________________________________________________________________________________

Escrito por: Marina Rolim,
CEO & Diretora Criativa | Cena 7

Conteúdos relacionados

Plataformas viraram vitrines de habilidades e produtos, enquanto os pequenos creators ocupam um papel cada vez mais central na engrenagem econômica

Dono de uma boa parte da Creator Economy global, nosso país virou referência na criação de conteúdo e agora expande sua influência Na YOUPIX, a gente costuma dizer que influência não é causa, mas consequência de trabalho feito com propósito e construção de comunidade. Essa receita a gente sabe de cor, não à toa somos […]

A influência dos brasileiros não-creators têm crescido cada vez mais pelo mundo – e conquista corações por onde passa Foto: Michael Buckner/2026GG/Penske Media via Getty Images A creator inglesa Tati Kapaya mapeou as últimas 4 décadas na cultura pop e identificou um padrão interessante: os anos terminados em “6” são marcantes, ou na real mudam a nossa […]