Creator’s business

Creator Economy

Plataformas

Estudos & Relatórios

Influência & Marcas

Tendências

Do conteúdo à renda — creators que fazem acontecer dentro do ecossistema da Amazon Brasil

O painel discutiu como a Amazon, que investiu R$ 55 bilhões no Brasil na última década, vê os criadores como um pilar estratégico essencial para alcançar comunidades específicas e influenciar toda a jornada de compra. O programa de afiliados permite que o creator (que tem o poder na decisão de compra do consumidor) use sua credibilidade para vender produtos que realmente usa. Tanto Paulo quanto Vitória relataram que o programa se tornou responsável por mais de 50% de sua renda mensal.

Compartilhe

GeminiEste resumo exclusivo foi gerado pelo Gemini a partir das transcrições das palestras do YOUPIX Summit 2025.

Tá sem tempo? Leia isso: O programa de afiliados da Amazon se tornou a principal fonte de renda e estabilidade para criadores em diversos nichos (maternidade, literatura). O modelo oferece previsibilidade: o dinheiro é a base fixa para pagar contas, e as publis pontuais viram o “extra” . O sucesso reside na confiança e transparência com a comunidade, onde o criador atua como um curador responsável e investe na relação a longo prazo, em vez de focar apenas no desconto ou cupom .

Breve Resumo: O painel discutiu como a Amazon, que investiu R$ 55 bilhões no Brasil na última década, vê os criadores como um pilar estratégico essencial para alcançar comunidades específicas e influenciar toda a jornada de compra. O programa de afiliados permite que o creator (que tem o poder na decisão de compra do consumidor) use sua credibilidade para vender produtos que realmente usa. Tanto Paulo quanto Vitória relataram que o programa se tornou responsável por mais de 50% de sua renda mensal.

Um Insight: O grande desafio é superar a “vergonha de pedir” que muitos creators têm . O criador precisa ser transparente e, literalmente, pedir para o público comprar pelo seu link, explicando que isso é vital para a saúde do canal. O segredo da conversão é a paciência e a construção de uma intimidade que faz o cliente lembrar do criador quando entrar na Amazon, mesmo sem um pedido direto .

Outros pontos importantes:

  • Curadoria e Honestidade: A curadoria de produtos deve ser verdadeira; Paulo usa lives para ser honesto sobre os preços, avisando se um livro está caro e indicando outros que valem a pena, o que constrói confiança .
  • Visão de Mercado: O criador precisa de tranquilidade para ser criativo, algo que a previsibilidade financeira da afiliação oferece .
  • Crescimento Orgânico: O crescimento na afiliação é moldado com o tempo e a experiência. Vitória relatou que, após 4 ou 5 anos, atingiu uma estabilidade de um piso mínimo que é alcançado todos os meses, trazendo segurança financeira.


Fechamento: A influência, na Amazon, é vista como um parceiro que, além de divulgar, oferece feedback valioso para melhorar a experiência, o catálogo e os preços . A afiliação transforma a credibilidade em renda constante.

Conteúdos relacionados

Depois de anos tentando viabilizar na "vida real" o que já fazem no YouTube, Maqui Nóbrega e Karol Pinheiro realizam, com apoio do Sebrae, um bazar com marcas pequenas selecionadas entre os recebidos do ano.

No finalzinho de 2024, a Shopee lançou o programa “Creators da Shô”, que ganhou força e iniciativas de relacionamento ao longo desse ano. No primeiro semestre de 2025, TikTok Shop aterrissou no Brasil e o Mercado Livre reformulou e direcionou seus esforços para atrair creators para o seu programa de afiliados. Enquanto isso, Amazon — […]

Um olhar realista sobre o apetite dos investidores na Creator Economy — e por que adaptabilidade vale mais do que escala.